terça-feira, 16 de março de 2010

Resumo

Depois de quase 2 anos de processo nossos vistos estão prontos e as malas tambem. Muitas coisas aconteceram nesse meio tempo, algumas relacionadas ao processo e outras em nossas vidas pessoais que tiveram grande influencia no processo.

Vou dar uma resumida em alguns pontos importantes.

1- Ser um casal gay: Se você realmente tem um relacionamento estável e como rpovar isso, não tem com o que se preocupar, acho que nosso processo foi tratado como todos os outros, tivemos que apresentar comprovante de conta conjunta, seguro de vida uma com a outra como beneficiaria, mesmo endereço, certidão de união estavel feita em cartório. Tudo normal.

2- A entrevista: Você nunca está preparado o suficiente, lemos milhares de depoismentos sobre a netrevista, preparamos nossos planos, levamos os documentos separadinhos, cartas de recomendação e etc, nada disso foi sequer mostrado na entrevista. Talvez nosso entrevistador não estivesse num dia bom, na verdade pra mim é a única explicação que faz algum sentido, ele implicou com nosso nível de frances e não quis ver nada do que preparamos, nem emitiu nosso CSQ na hora dizendo que somaria os pontos depois e decidiria na proxima semana. Dois dias depois nosso CSQ chegou pelo correio, assim de repente. Naquela mesma época quando fiz o teste pra Francisation en Ligne fui classificada com frances intermediario avançado, que é o que tinhamos colocado em nosso dossier e o nosso entrevistador insistiu em dizer que não tinhamos. Então sei lá, acho que tivemos azar.

3- O processo Federal: É realmente só a comprovação burocratica de que você não é um assassino, um grande mal carater, uma pessoa com uma doença que vai causar um grande prejuízo pro sistema de saúde deles ou algo assim. Em setembro ou outubro recebemos uma carta pedindo mais provas de que somos um casal, para o processo federal tinhamos mandado só a certidão de união estavel, então mandamos fotos do nosso casamento com nossas famílias, uma carta do banco e coisas assim. Nada demais, deu tudo certo.
Cuidado com os prazos do processo, eles tem ficado cada vez mais demorados, o negócio é ter muita paciencia e se planejar a longo prazo. Eu fui meio afobada e comprei minha passagem assim que recebi o pedido de exames medicos no dia 22/01 para viajar no dia 25/02, pensei que um mes dava tempo tranquilo pros vistos ficarem prontos, me dei mal, tive que remaracr duas vezes a passagem, o visto ficou pronto no dia 15/03 e eu tive a sorte de descobrir isso ligando no consulado no dia em que apareceu Decision Made no E-cas pra poder ir buscar lá mesmo ao inves de me mandarem por carta registrada já que minha passagem esta marcada pro dia 17/03.


Tudo dá certo no fim se você fizer tudo certinho, gays ou não, pra eles não faz a menor diferença, todo mundo é igual.

Boa Sorte!!!!
Carol

Nenhum comentário: